
Isso significa reduzir custos desnecessários,
destinar recursos para as áreas certas e
atingir as metas do seu plano de negócios. É
prevenindo que você se prepara para possíveis
imprevistos, ainda mais nesse mercado tão
volátil que vivemos.
Preparamos este guia para você que está
começando, ou já tem uma operação e precisa
arrumar a casinha, sobre tudo que envolve
uma gestão financeira eficiente.


O primeiro passo é planejar. Você deve ter objetivos e metas. Um objetivo
pode ser reduzir custos. Aí, independente de porte e momento da empresa
que você está gerindo, você ajusta conforme o contexto.
A partir do momento que você tem um objetivo bem definido, você parte para
a estratégia para alcançar esses objetivos. Se você quer enxugar os custos
das suas operações, aqui você mapeia quais são esses custos e vê o que é
essencial e o que pode ser cortado.
Tendo essa visão ampla, você mensura todo o processo da estratégia. Usa
métricas para acompanhar os resultados das ações que você aplicou e, caso seja
necessário, faz as mudanças enquanto o barco segue seu curso. O importante
é não ficar preso em uma ideia. Estabeleça um objetivo, monte uma estratégia
e analise ela constantemente.
Um bom planejamento financeiro é sempre mutável e você deve estar pertinho
para acompanhá-lo.

Se estamos falando de questões financeiras, ao planejar, você precisa ter ideia
de um orçamento que você quer alocar. talvez seja mais interessante
alocar um orçamento maior para uma area do que para a outra, por exemplo, capitar clientes com bom investimento em MKT e RECRUTAR FUNCIONÁRIOS com investimento em RH e T&D em detrimento das outras. O planejamento financeiro te dá essa visão baseada sempre em números. Se a ideia é enxugar,
que seja feito de maneira embasada e que não seja feita cortando gastos dos setores que podem manter a empresa operando de maneira clara e objetiva, de outras formas você poderá estar criando passivos trabalhistas, gerando gastos, e a falsa sensação de lucros.

Como já dissemos, é algo mutável, que precisa de um
acompanhamento periódico e próximo por parte do gestor. Você precisa
investir continuamente na análise dos resultados.
Essa análise te ajuda a esclarecer qual foi a reação da estratégia que você
adotou, se aquilo funcionou ou não. É um ciclo que se retroalimenta. Cada
vez mais você terá insumos para mudar e adotar novas medidas, sempre de
olho nos resultados.
Foi-se o tempo em que um planejamento era feito na unha e no papel. Hoje a
tecnologia está aí para fazer todo o agrupamento de dados em uma sequência
lógica. É papel do gestor pegar esses dados, em uma interface intuitiva, e trazer
inteligência em cima deles. Softwares especializados em gestão e automação
e softwares de armazenamento em nuvem, por exemplo, são um belíssimo
caminho para organizar a casinha e ter tudo registrado de forma segura.

Resultados precisam ser analisados sempre!
Gerir seu negócio sob a perspectiva financeira não é um caminho do ponto a até o ponto b.
Como já dissemos, é algo mutável, que precisa de um
acompanhamento periódico e próximo por parte do gestor.
Você precisa investir continuamente na análise dos resultados.
Essa análise te ajuda a esclarecer qual foi a reação da estratégia que você
adotou, se aquilo funcionou ou não. É um ciclo que se retroalimenta. Cada
vez mais você terá insumos para mudar e adotar novas medidas, sempre de
olho nos resultados.






